sábado, 22 de outubro de 2011

CONCEITUANDO HIPERTEXTO

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
Hipertexto é uma maneira de organizar um texto de forma não linear, em que se inserem links de navegação em palavras-chaves. Esses links remetem o leitor a outros documentos de texto, a outros sites ou abrem janelas de conceitos adicionais que também podem ser hipertextuais. Nesse caso o texto, tal como o cérebro humano, assume uma estrutura não hierárquica cuja característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. O usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem facilitam um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tecnologias na educação

A exigência de aprender ao longo da vida, na sociedade atual se torna um desafio para todas as pessoas. Estão buscando informação de forma diferente, transformando essas informações em conhecimento para resolver problemas da vida e do trabalho.
 As tecnologias abrem as janelas para o planeta, trazendo avanços para a formação dos alunos e atualização dos professores que não ficam presos somente à sala de aula mais abrangendo todo o mundo. Na atualidade os professores precisam lidar com tecnologias que não existiam no passado. Portanto exige mais desses profissionais formações continuada. Pois ele é o responsável por organizar novas formas de aprendizagem, tanto nos conteúdos, quanto dos novos meios informáticos. Com o crescimento das tecnologias da informação estão criando novas formas de conhecimento. O sistema educacional precisa formar alunos flexíveis, eficazes e autônomos capazes de enfrentar novas demandas de aprendizagem.

Avaliação final do primeiro módulo

Estamos finalizando nosso primeiro modulo Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICS. No decorrer do modulo interagimos virtualmente e também através dos nossos encontros presenciais. Fizemos projetos e trabalhos maravilhosos. Onde precisamos refletir como sou com professor e aprendiz, fazer slides, mapa conceitual. O que percebi foi uma grande união e interação das pessoas dos grupos, para o mesmo fim, que era fazer todas as atividades.

O que é webquet

Ela é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de conhecimento na Rede. Pode ampliar o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também instigar a sua criatividade.Na educação ela permite consultar bibliotecas virtuais, bases de dados dos mais variados temas, transferirem dados, imagens, fotos, Sendo considerado o mais completo instrumento de aprendizado dado às inúmeras possibilidades que oferece. Procuro sempre estar me atualizando através dos meios que as webquests oferecem. Promove a comunicação entre os alunos, permiti a cooperação, melhora o interesse pela aprendizagem, introduz novas formas de acesso à informação, estimula o uso das tecnologias de informação e comunicação, etc. Compete ao professor utilizá-la aproveitando ao máximo seu potencial, no entanto não cansando os alunos só com sua utilização devendo o professor variar as estratégias para manter seu aluno motivado. Portanto a tática, da webquests, não apresenta ponto fraco, nem forte.




Quem sou como professor e aprendiz

Sou estudante do curso de pedagogia, na faculdade Eduvale., fiz a escolha de ser educatora, consciente do meu papel, por estarar preparando os alunos para serem pensantes, criticos e preparados para a vida social. O mundo vem se transformando com toda essas evoluções  tecnologicas, e o professor precisa adptar-se à essas mudanças, sendo e colocando-se no lugar de estudante a cada dia. Tanto o professor ensina como tambem aprende com seus alunos, onde Educador e educando serão sempre aprendizes.